terça-feira, 19 de abril de 2016

AULA EXPERIMENTAL COM ABORDAGEM NA EPISTEMOLOGIA DE ENSINO CONSTRUTISTA SOBRE PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA


Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Paulo Freire
Compreendendo que o ensino não é a simples transmissão do conhecimento, a professora de Ciências Rejane Reolon organizou com os alunos do 9º ano uma atividade de pesquisa acompanhada de experimentação envolvendo os estados físicos da matéria e suas transformações. Dividiu a sala em grupos e distribuiu os conteúdos a serem pesquisados. A professora mediadora do conhecimento acompanhou o desenvolvimento da pesquisa, orientando a aprendizagem. Cada grupo desenvolveu o trabalho: montaram cartazes com esquemas para em seguida apresentar ao grande grupo. Com embasamento teórico e científico os grupos elaboraram experimentos. Com auxílio do professor responsável pelo Laboratório de Ciências Biológicas Altair José Fontana montaram as experiências e demonstraram.
Um grupo apresentou a ebulição da água. O experimento mostrou que quanto maior a altitude menor será o ponto de ebulição da água. Observaram que os sais presentes na água também alteram o ponto de ebulição. Outro grupo provocou a ebulição de iodo e quando condensou deixou resíduos que seriam os cristais de iodo. Para o aluno Henrique Martini, “É uma aula interessante, e que nunca mais esquece e serve para aprender melhor os conteúdos”. Com isso, cada trabalho apresentou curiosidades que muitas vezes só estudando no livro didático é insuficiente na exploração de pequenos e importantes detalhes de uma determinada teoria.
A concepção epistemológica construtivista torna todos os envolvidos no processo de ensino sujeitos históricos na construção e reconstrução do conhecimento. Conforme, (Moraes, 2000, p. 118), “Para o construtivista, o conhecimento não se adquire, nem por imposição do meio, nem por forças inatas do sujeito. O conhecimento necessita ser adquirido por interação do sujeito com o meio, devendo este meio ser entendido tanto no sentido físico como no social”. 




 

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